Subscribe Now
Trending News

São Pedro de Alcântara

Cidade Florida

O município catarinense de São Pedro de Alcântara permaneceu por muitos anos subordinado ao município de São José, primeiro como freguesia, depois como distrito. Fundada em 1829, a montante do Rio Maruim por imigrantes germânicos oriundos em sua maioria das regiões do Hunsrück e Eifel, Sudoeste da Alemanha, São Pedro de Alcântara é a mais antiga colônia alemã do estado de Santa Catarina. Sua instalação ocorreu em 1º de março de 1829 às margens do Caminho das Tropas, denominado pelos alemães de “KAISERLICHERWEG” (CAMINHO IMPERIAL) datado de 1789, primeira ligação da cidade de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis), com a Vila de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lages ( hoje município de Lages, localizado no planalto serrano catarinense). Eram 523 imigrantes originários, em sua maioria, da região de Eifel, localizada no sudoeste da Alemanha, ao norte do Rio Mosela. Na capital do Império foram acrescentados ao grupo 93 homens liberados da chamada “Legião Alemã”, o corpo da tropa de mercenários alemães do Exército Imperial Brasileiro que havia sido dissolvido naquela cidade, assim como 19 ex-integrantes do 27º Batalhão de Caçadores de Santa Catarina, igualmente dissolvido. Eram 146 famílias. Totaliza-se, assim, 635 pessoas. Pela lei provincial nº 194, de 13-04-1844, criou-se o Distrito de São Pedro de Alcântara, assim permanecendo até a divisão territorial datada de 1980. A criação do município de São Pedro de Alcântara ocorreu pela Lei Estadual nº 9.534 de 16/04/1994. Desmembrou-se de São José, pela Lei Estadual nº 9.943 de 20/10/1995, e sua instalação ocorreu em 01/01/1997.

Dados do Município

Região Turística: Grande Florianópolis
Área: 140.016 km (IBGE/2010)
População: 6046 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 27°33’58
Longitude: 48°48’91
Altitude: 230 m
Cidades próximas: Angelina, Antônio Carlos, São José, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz.

Grande Florianópolis

Considerada uma das mais belas faixas litorâneas do Brasil, a região foi na colonizada em maior parte por açorianos, justificando a peculiaridade no modo de ser e expressar do “manezinho”. Em Florianópolis, capital do estado, fica um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz – maior ponte pênsil do Brasil. Além de shoppings, teatros, bares e boates, a região oferece muito entretenimento em suas mais de 50 praias e ainda águas termais e paisagens rurais.

IDMS de São Pedro de Alcântara

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de São Pedro de Alcântara.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela rodovia SC – 281, com início a partir da lateral da BR 101 com entrada ao lado do Continente Shopping no município de São José SC.

A empresa responsavél pela linha de ônibus para chegar a cidade é Santa Terezinha e o nome da linha é São Pedro de Alcântara/ Florianópolis.
O ônibus sai do terminal do centro de Florianópolis- TICEN a linha está na plataforma C-D. O percurso que está linha faz São Pedro Alcântara/Fpolis e Fpolis/Sao Pedro dura em torno de 1hora e 20m. os horários podem ser encontrados neste site no Link Guia da cidade- Transporte público..

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Florianópolis, distante cerca de 35 km do Município de São Pedro de Alcântara.